sábado, 4 de setembro de 2010

O Assassino do Laser - Gellert Tamas


Este livro foi ganho através de um concurso promovido pelo blog Esmiucaolivro. E mal chegou a casa, surgiu uma curiosidade excessiva em ler este livro! Tanto que pus em stand-by a actual leitura, para me dedicar a este :)

O Assassino do Laser é uma história verídica sobre um potencial serial killer e aplico aqui a palavra potencial uma vez que tendo alvejado 11 pessoas, apenas uma é que morreu. A história passa-se na capital da Suécia no início dos anos 90.

Tenho algumas considerações pessoais a fazer em relação a este livro: antes de mais nada Gellert Tamas é um jornalista e como tal relata os factos tais como eles são, sem qualquer eufemismo no que se refere às vítimas do Assassino do Laser. Deste modo este livro destaca-se de todos os outros que tenho lido, mais "romanceados", ainda que a literatura policial tenho o seu quê de violência e por vezes, cenas explícitas de homicídios.

Uma coisa que achei interessante no livro foi o trabalho de pesquisa do autor, entrelaçando factos relacionados com a infância de John Ausonius e a evolução deste enquanto adolescente e depois adulto, com o desenrolar da história, uma vez que uma pessoa simplesmente não nasce serial killer, há condicionantes no desenvolvimento pessoal que justificam as acções éticas de alguém. (OK, eu devia estar a dar a opinião do livro e não a dispersar-me aqui....:))
Pelo meio da acção, o autor expõe os testemunhos de John Ausonius logo após cada crime, podendo o leitor colocar-se na pele dele e percepcionar o que ele sente e os factores que motivam os atentados, se bem que estas foram declarações em 2000 quando se confessou culpado.

Dou os meus parabéns à Editora Caderno pela excelente revisão, não encontrei nem um único erro/gaffe.

O ponto menos positivo na minha opinião, são as descrições exaustivas do background político sueco. A segunda vítima do Lasermannen, por razões que desconheço, tem direito a uma maior descrição sobre a sua vida sobre o que passou no Irão. Penso que o 3º emigrante a ser alvejado teve uma história de vida igualmente triste mas foi retratado apenas como o mendigo de origem grega. Peço desculpa o spoiler mas quem for investigar sobre este caso fica a saber a história.

Sendo um caso verídico, encontramos imensa informação sobre este caso na Internet, como este documentário, bastante interessante

http://www.factualtv.com/documentary/Crime-Stories-The-Laser-Man


Sem comentários:

Enviar um comentário