sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dean Koontz - Frankenstein, o Filho Pródigo [Opinião]


Este foi o primeiro livro que li do autor (apesar de estarem na estante O Marido e Contra o Tempo) e devo dizer que Dean Kootz tem uma escrita muito fluída e "acelerada", tanto que li este livro em pouquíssimo tempo. Também é o primeiro livro que leio através do clube de leitores do Fórum Segredo dos Livros.

No início do livro ficamos logo com curiosidade em conhecer a misteriosa personagem Deucalião que está nos Himalaias num retiro de paz antes de uma perigosa missão. Depois entramos em Nova Orleães onde uma série de homicídios macabros ocorrem, deixando os detectives Carson e Michael bastante apreensivos. Os requintes de malvadez dos crimes são geniais! Deixam mesmo aquela sensação de arrepios...mas eis que um cadáver tem uma particularidade anormal em seres humanos! Assim é apresentada a Nova Raça, constituída por seres criados por Victor Helious, a nova identidade de Frankenstein.

Este concebeu assim um elaborado plano, em trazer todas as suas criações ao mundo, de modo a substituir os seres humanos vulgares. E será ele bem sucedido? E quem será o Cirurgião, o assassino em série?
Com o decorrer da acção conhecemos umas outras tantas personagens misteriosas como Roy Pribeaux e Jonathan Harker, assistimos ao desenvolvimento da estranha relação entre Victor e Erika Quatro e a investigação dos crimes levada a cabo pelos detectives. Assim estamos perante um paralelismo de pequenas histórias, que, exceptuando uma (espero que tenha o seu grande desenlace no segundo volume da saga), têm um culminar intenso e até um pouco surpreendente!

Através das personagens empáticas com o leitor, o autor apresenta uma trama que é uma verdadeira combinação entre acção, terror, fantasia e uma pitadinha de romance! Em capítulos intercalados com diferentes cenários, o livro dá a sensação de novela, onde podemos constatar as diferentes acções que ocorrem no mesmo período temporal. Na minha opinião, esta fórmula faz o leitor desejar por mais, lendo páginas e páginas sem dar conta!

Um livro a não perder, fiquei realmente curiosa em ler o 2º livro desta trilogia Frankenstein!


Sem comentários:

Enviar um comentário