sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mo Hayder - Pele [Opinião]


Através da parceria com as Publicações Europa América, tive o prazer de ler Pele, aquela que foi a minha estreia na autora. Devo dizer que todas as expectativas foram superadas! Mo Hayder escreve de uma forma divinal, mantendo o suspense até ao final da narrativa!
Desde a primeira página o livro suscita curiosidade, uma vez que logo no 1º capitulo, a autora faz uma pequena e arrepiante dissertação sobre a pele, deixando antever o que viria daí para a frente.

No 2º capítulo encontramo-nos no cenário da acção. Lucy Mahoney está desaparecida há três dias e a policia procura o seu paradeiro. Mas eis que a mesma é encontrada já morta, num estado de decomposição. Mas o que tudo indica foi um mero suicídio... Esta história entrelaça com a de Misty Kitson, uma figura pública também esta desaparecida.

Através de capítulos curtos o leitor actualiza-se sobre a investigação do crime de Lucy, com as suas devidas revelações surpreendentes; conhece o que verdadeiramente se passou com Mitsy (e aqui devo apontar que está fantástico!) e as personagens principais inspector Jack Caffery e a mergulhadora da polícia, Flea Marley.

Devo confessar que me custou um pouco a entrar na história. No inicio falou-se muito de uma suposta Operação Noruega, que penso estar descrita no livro anterior a este, Ritual. Quando a acção começou a centralizar-se mais em Lucy e Mitsy torna-se viciante ler mais e mais para descobrir quais serão os desenlaces dos dois tramas.

A melhorar deveria ser a descrição da personagem Caffery, um tipo muito astuto e inteligente mas fico a pensar qual teria sido a sua história de vida. No entanto vou ler certamente os outros livros em que Caffery é protagonista a ver se mudo de ideias...! No entanto gostei de Flea e tive empatia com esta personagem. Através de uma relação pouco comum de "sobreprotecção" ao irmão Thom, conhecemos o poder de auto-sacrifício de Flea e a sua coragem em lidar com um erro do irmão que lhe pode custar a carreira.

Em relação ao "mau da fita", achei simplesmente brilhante a forma como os fetiches podem condicionar a postura em sociedade e as consequências que possam advir deste relacionamento. Gostei do final, simples, nada de surpreendente mas que deixa uma fresta para o próximo livro da saga de Jack Caffery e que eu espero ansiosamente!

Um livro a não perder!


1 comentário: