segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nick Stone - Mr. Clarinet [Opinião]

Um verdadeiro achado na Feira de Alfarrabistas! Depois de me terem falado tão bem deste livro, comecei a procura-lo (e desde já chamo a atenção de livros da Difel/GOTICA, estarem em vias de extinção), encontrei e passei-o imediatamente para leitura seguinte.

Max Mingus, ex-polícia, foi recentemente libertado da prisão depois de cumprir 8 anos por homicídio. Incapaz de voltar a trabalhar como polícia em Miami, Max é persuadido a investigar o caso do desaparecimento de Charlie Carver, filho de uma das famílias mais ricas no Haiti e desaparecido à alguns anos. Mas em Haiti há uma lenda...a de Mr. Clarinet, o monstro que toca clarinete e hipnotiza crianças, raptando-as em seguida...

Um arranque lento marca o início desta história. Há todo um enquadramento em torno da vida de Max, antes e durante a prisão, a sua vida sentimental com Sandra e acima de tudo, o dilema em aceitar a missão e as consequências que isso poderá acarretar.

Assim que o cenário alterna de Miami para o Haiti, conseguimos "viajar" até lá e sentir a corrupção, a pobreza , os costumes ritualistas em vudu dos habitantes. e um descontentamento geral com a política de Bill Clinton (sim, aqui ainda não existe Barack Obama :))

Com cenas chocantes é certo, na medida certa, uma vez que considero que o autor peca pelo excesso de descrição. Denotam-se cenas de teor mais gráfico nos rituais de vudu e em torturas violentas aplicadas aos estrangeiros. No entanto penso que consegue manter o nível de suspense constante em todo o livro, havendo cenas em que o nível de adrenalina do autor dispara consideravelmente!
Por isso o livro teve um misto de sensações em mim, de curiosidade, de entusiasmo e às vezes de tédio...:(
No entanto devo dizer que as últimas 200 páginas se lêem a um ritmo vertiginoso, a acção começa a desenvolver-se e começam a surgir os contornos da resolução do mistério de Charlie.

O que me chocou foram as condições da ilha, a extrema pobreza e as condições em que vivem os habitantes, dá que pensar... E a ditadura de Papa Doc, ainda aprendi uns factos sobre o governo baseado no terror dos tontons macoutes (os nossos bichos-papões).

O que dizer em relação às personagens? Gostei acima de tudo do protagonista, Max Mingus. Verdadeiro, não escondeu o facto de ser presidiário, nem nunca se vitimou por causa disso. Corajoso, foi determinado até ao final em descobrir o que aconteceu à criança.

De forma geral, gostei do resto das personagens, desde os habitantes da ilha, um pouco mais submissas, como o típico pensar condicionado pelos costumes e vulneráveis a qualquer tipo de abusos até Vincent Paul, o barão da droga que procura incansavelmente uma forma de se vingar.

É uma leitura interessante e didáctica é certo, mas fica um pouco aquém de um bom thriller, como os que já foram editados através da colecção Nocturnos da GOTICA.

8 comentários:

  1. Olá "Menina dos Policiais" ( não sei o seu nome),
    Quero felicitá-la pelo fantástico blogg, que descobri por acaso (acho que numa busca no google sobre um livro específico) ,mas que fiquei completamente fan. Já faz parte dos meu "favoritos" o que significa uma visita diária. Neste fim-de-semana fui à Fnac e comprei 10 livros, 5 dos quais retirados da sua lista "Top 10 de 2010".
    Já li "Mr. Clarinet" há algum tempo, e a verdade é que coincidimos na apreciação global.
    Felicidades para o blogg, e já sabe que a visitarei todos os dias...

    Até amanhã
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno! Fico super feliz mesmo! Isto começou apenas com uma brincadeira, porque adoro ler e sempre que lia um policial falava dias a fio sobre o livro. Tentava sempre que as pessoas lessem. E daí que surgiu esta ideia, ainda bem que consigo influenciar cada vez mais neste género de leitura e que as pessoas gostam.

    E o Nuno participe sempre que quiser, e se tiver boas sugestões para livros, diga-me que eu aproveito a Feira do Livro :)

    Que livros comprou?

    Saudações literárias,
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera,
    Como lhe disse, cá estou eu para a visita diária!
    Comprei, "sugeridos" por si:
    - O Sopro do Mal
    - O Hipnotista
    - Gritos do passado
    - A princesa do gelo
    - Aurora Boreal (encomendei, pq não havia em stock)
    Estão na moda os nórdicos !!!
    ...para além destes:
    - As Crónicas do pássaro corda (Haruki Murakami)
    - After Dark (Haruki Murakami)
    - O Assédio (Arturo Perez Reverte)
    - A Mentira Sagrada (Luis Miguel Rocha)
    - A Ameaça (Ken Follet)

    Acabei de ler "O Canto da Missão" de John le Carré... (3 estrelas...em 5) e comecei a ler ontem "A mentira Sagrada"

    Há um livro que li há uns meses e que gostei: chama-se "O Oito" de Katherine Neville, da Porto editora, mas não sei se a Vera gostará do género, é um thriller histórico...

    Saudações literárias
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Nuno tem uns gostos muito parecidos com os meus :) Estive com o Oito na mão agora na feira do livro, estava num alfarrabista a um preço irresistível :) Não o trouxe porque acabei por comprar outras coisas...

    Recomendo vivamente o Sopro do Mal, um dos melhores livros que alguma vez li! Os outros também são muito bons, eu sou suspeita porque adoro policiais nórdicos :) Muito bem escritos! Experimente também ler a Trilogia Millennium de Stieg Larsson (foi a partir deste que me interessei por todos os nórdicos e mais alguns :))

    Hei de ler O Assédio em breve :) Muito bons livros que comprou!

    Um beijinho, boas leituras
    Vera

    ResponderEliminar
  5. Vera, acho que por um preço acessível deve comprar "O Oito". É um livro cuja acção se passa durante a revolução francesa e nos nossos dias (década de 70). Estão muito bem interligadas as duas épocas, e é um thriller empolgante. Aviso, no entanto, que Katherine Neville escreveu uma sequela chamada "Fogo" que não a aconselho a comprar.

    Como poderá imaginar, li a trilogia Millenium de Stieg Larsson há já algum tempo...penso que "Os homens que odeiam as mulheres" o li há 3 anos. Para além disso também vi os filmes.

    Eu como li todos os livros de Arturo Perez Reverte, comprei este "Assédio", mas a verdade é que, a cada livro que edita, baixa a qualidade. Espero que este "Assédio" me obrigue a uma contradição. Não sei se leu "A Tábua de Flandres" (altamente recomendável) ou "O clube Dumas" que deu origem ao filme "A nona porta" com o Johnny Depp ou, ainda, "O mestre de esgrima" e "A rainha do sul", estes sim, foram os primeiros e melhores livros de Reverte.

    Continuaremos esta troca de experiências literárias.

    Beijinho e boas leituras.
    Nuno

    ResponderEliminar
  6. ahhh eu logo vi! Trilogia Millennium é imperdível! Gostei mais do livro do que dos filmes (o 3º achei que ñ explicou bem o que e passou com a Erika...).

    Nunca li nada de Arturo Perez Reverte, vai ser a minha estreia. Mas já tinha reparado que o Clube Dumas tem um preço acessível na Bertrand. Quiçá trazer esse da próxima vez que voltar À feira do Livro. Eu vi o outro post, quando quiser companhia, é só apitar! :)

    Beijinho, boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Tenho andado desesperada á procura do livro Mr. Clarinet de Nick Stone. Sabes onde o posso encontrar.

    ResponderEliminar
  8. Cristina, este encntrei-o numa feira por mero acaso. Livros da GOTICA são raros de encontrar :( mas experimenta procurar em livrarias mais pequenas ou na fnac que ainda se vê alguns :)

    ResponderEliminar