segunda-feira, 29 de agosto de 2011

John Darnton - O Caçador de Almas [Opinião]

Motivada pela leitura do Ricardo, que nas férias optou pela Profecia de Neandertal, deste autor John Darnton, escolhi ler este livro que há muito aguardava a sua vez na estante.

Tyler, um jovem de 13 anos, sofre um acidente que teve danos cerebrais irreversíveis como consequência. O neurocirurgião Leopoldo Saramaggio e o expert em inteligência artificial Warren Cleaver vêem em Tyler um sujeito de estudo para aplicação das suas revolucionárias técnicas que poderão abalar toda uma comunidade médica.
Esta é a premissa que dá origem a uma história diferente do que estou habituada, dentro do género da ficção científica/thriller médico.
Para ser sincera nunca li nenhum livro que se enquadrasse nestes moldes e depois desta experiência, até fiquei curiosa em iniciar-me no autor Robin Cook, famigerado no género do thriller médico.

A capa, tão inocente, mal transmite a carga de emoções fortes que o livro transmite ao leitor. Gostei particularmente da fonte de letra usada pela Casa das Letras na edição deste livro e da Profecia de Neandertal, bem como o espaçamento entre linhas, pormenores que conjugados, proporcionaram uma leitura bastante acessível.

O livro está muitíssimo bem estruturado, em três partes, respeitantes ao acidente, operação e recuperação, se bem que o autor poderia ter subdividido a última parte, por ser demasiado extensa e relatar acontecimentos além da recuperação propriamente dita do menino.

Passando agora a aspectos intrínsecos à história gostaria de salientar uns quantos pontos.
No livro existe uma ou outra passagem com uma componente extensa e descritiva sobre o cérebro humano, e sabendo eu de antemão que o autor é jornalista, claramente que John Darnton fez um trabalho de pesquisa que é de louvar. No entanto, para leigos em Medicina como é o meu caso, ler tanta informação assim de chofre torna-se difícil e maçador, assimilar tantos dados que, assim à primeira vista, não são fulcrais para a história (não com este nível de detalhe). Durante a leitura pensei frequentemente se a complexidade do cérebro humano descrita na teoria de Darnton será mesmo verdadeira: se eu for bilingue, a remoção de uma pequena parte do meu cérebro será o suficiente para eu deixar de falar português e passar a falar apenas inglês? Se a aptidão para a Matemática pode ser implementada directamente no cérebro? Sei que o autor, no livro A Profecia de Neandertal, também lança umas teorias mais escandalosas sobre o homem pré histórico, face à comunidade científica. Talvez o autor queira ser polémico e deixar a sua marca de criatividade.

No entanto há certas passagens, bem mais leves e igualmente assentes em bases científicas, que se tornaram bastante interessantes e didácticas (como por exemplo a descrição das fases do sono.)

Tyler é uma personagem fantástica. Tendo perdido a mãe em tenra idade, desenvolveu uma carência de afecto que o pai tenta compensar a todo custo. Mas o espírito desenfreado de aventura num jovem com apenas 13 anos associado ao desejo extremo do montanhismo não será um exagero? Este pormenor, na minha opinião, torna esta personagem um pouco menos credível. Toda a informação que advém de Tyler é-nos fornecida nas primeiras páginas. A partir do momento em que o menino cai no estado de coma, o leitor deixa de ter "material" para aferir qualquer juízo de valor sobre ele. É como se ele não estivesse lá! É mencionado mas a personagem está em completa inércia. Interessante quando uma personagem principal decai imediatamente para um plano secundário mas de igual relevância para a resolução da história.

E Scott, a personagem do pai de Scott, que rapidamente caiu num fosso como resultado do acidente do filho e a incerteza da sua sobrevivência. Não deixa de ser comovente o apoio de Kate a Scott, mas pergunto-me a mim própria se será normal e ético uma relação assim entre familiar de um paciente/funcionário do hospital. Um punhado de personagens com contornos bem definidos e reais, exceptuando talvez comportamentos menos vulgares por parte dos médicos responsáveis pelo caso de Tyler, torna-as até credíveis.

Obviamente que, para mim, ler sobre procedimentos médicos se torna um pouco desconfortável. Inteirar-nos por completo sobre as capacidades e vulnerabilidades da massa que nós somos feitos e debatermo-nos com as constantes vulnerabilidades da maquinaria do corpo humano não é, de forma alguma, pêra doce. Um livro que pode apresentar-se como um verdadeiro desafio aos mais cépticos que renegam a ideia de alma que habita num corpo físico.

Claro que ler um livro deste calibre, pode revelar-se de igual forma, uma leitura altamente reflexiva na medida em que deixa-nos a pensar onde estarão definidos os limites da ética quando estamos à mercê dos médicos e o quão ténue é a barreira entre a vida e a morte. Ponho a seguinte questão: aceitaria submeter o seu filho a métodos não ortodoxos, mesmo não tendo a certeza que isso o salve da morte? É polémico, não acham? O livro não deixa de contar uma bonita história empolgante, comovente e com uma carga fortíssima de força de viver. Estes sentimentos estão patentes à medida que nos aproximamos do desfecho. Por outro lado, apresenta-se como um thriller na verdadeira ascensão na palavra, e transmite adrenalina e desconforto.

Apesar de não ter correspondido totalmente aos meus padrões standard de preferências literárias, tenho que admitir que foi um livro bastante interessante! Não deixo de recomendar aos fãs do thriller médico e aos aficionados das leituras com elevadas cargas dramáticas.


Sem comentários:

Enviar um comentário