quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jeff Abbott - Adrenalina [Opinião]

Jeff Abbott é um fantástico contador de histórias de natureza thriller. Os seus enredos assemelham-se verdadeiramente a adaptações cinematográficas, tal é a carga de acção e reviravoltas subjacente em todos os seus livros. Foi a sensação com que fiquei há uns anos quando li Pânico, e este sentimento prevalece após ter lido o seu último livro, Adrenalina...

Este é o primeiro livro de uma série protagonizada por Sam Capra. Em Adrenalina é feita toda uma conjuntura de forma a que o leitor conheça profundamente a personagem, como o testemunho em primeira pessoa. Se resulta? Por um lado sim, acompanhamos todo o percurso de Sam em busca da verdade. Por outro lado, estamos sempre na dúvida se Sam será realmente uma vítima nesta encruzilhada.

Sam Capra é um jovem recém casado com Lucy, que está grávida de sete meses. Vivem em Londres onde tudo indica que são felizes. Um dia ele sai para o trabalho e a esposa telefona-lhe dizendo que precisa de falar com ele, obrigando Sam a sair do escritório. Este acaba por explodir, matando os colegas de Sam. A sua mulher desaparece no carro de um estranho homem com uma cicatriz... Assim, Sam tem um longo percurso pela frente para descobrir a verdade e acima de tudo o paradeiro da esposa e do filho. Terá sido ela uma traidora após três anos de vida em comum?

Apesar do livro não corresponder completamente às minhas preferências literárias, devo confessar que constituiu uma boa leitura. Isto devido sobretudo aos níveis de acção. Em todas as páginas o autor narra um acontecimento com proporções consideráveis na trama do livro. E os capítulos são breves e bastante acessíveis, fazendo com que o desfolhar das quase 500 páginas seja empolgante.

O livro contém algumas partes intensas, correspondentes a um nível de violência psicológica muito peculiar e talvez característica para o despiste de potenciais traidores na agência da CIA. Constitui uma viagem ao mundo do médio Oriente, onde impera a corrupção e crimes como tráfico de seres humanos, violações e pedofilia se tornam banais. Armas, muitas e variadas bem como a tecnologia de ponta são recorrentes em todo o enredo.
Não sendo eu expert em histórias de agentes secretos, por isso sou incapaz de avaliar o grau de veracidade deste tipo de tramas, senti que algumas passagens estavam incoerentes ou pouco realistas. São factos quase diminutos quando comparados com o ritmo vertiginoso do livro.

O desfecho, devo confessar, desiludiu-me. Isto porque o autor não vai ao cerne da questão e deixa em aberto alguns pormenores pelos quais o leitor ansiava conhecer. Ponto número 1: não esqueçamos que Adrenalina é o primeiro livro de uma série e como tal, o autor terá deixado propositadamente o final em aberto para que possamos ler quanto antes o segundo livro protagonizado por San Capra. Ponto número 2: dado este reparo, o leitor espera que a Civilização Editora publique o próximo livro quanto antes. O sucesso está praticamente garantido!

Embora o nome seja alusivo ao bar que serve de cenário em diversas cenas, penso que Adrenalina é o sentimento à flor da pele que o leitor experencia. Um livro que se constitui tenso, empolgante e cheio de reviravoltas. Sem sombra de dúvidas que daria um argumento brilhante para um filme de acção ao estilo de Hollywood. Seria um sucesso box office, aposto! À medida que lia este livro, eu imaginava Sam Capra como Jack Bauer da série televisiva 24, dada a semelhança em termos de acção.

Este livro apresenta-se como a clássica trama sobre espionagem e conspiração. Uns acrescentos ainda que superficiais mas extremamente dramáticos, sobre os já mencionados tráfico de mulheres e pedofilia, conferem uma maior dureza à história. Daí que recomendo aos fãs deste estilo de narrativas.

1 comentário:

  1. Ola Vera,
    Também devo dizer que ao longo que ia lendo estava a espera de um final diferente, mas com este final vou ficar sempre a espera que saia o segundo livro

    beijo

    ResponderEliminar