domingo, 27 de janeiro de 2013

Cheryl Holt - Ligações Proibidas [Opinião]

Sinopse: Abigail Weston, uma solteirona resoluta de vinte e cinco anos, está decidida a ver a irmã mais nova casada com um homem de bem. Contudo, a sua falta de experiência com o sexo oposto impede-a de apaziguar os medos da irmã em relação à noite de núpcias - a não ser que se atreva a dar um passo arriscado de forma a aprender o que a intimidade entre um homem e uma mulher implica. No entanto, o único homem em Londres qualificado para a ensinar fá-la desejar algo que ela nunca esperou: experimentar todos os prazeres por si própria...
James Stevens - rico, imoral e tremendamente aborrecido com a sociedade londrina - acredita que nada é capaz de chocá-lo. Embora o pedido de Abigail, a explicação verbal dos prazeres da carne, seja um pouco surpreendente, o que o espanta realmente é a sua reacção poderosa em relação à inocência e beleza dela. Um romance entre ambos pode trazer grandes êxtases carnais, mas qualquer coisa mais arruinaria para sempre Abigail. Pela primeira vez na vida, James suspeita que a mera intimidade física nada é quanto comparada ao amor verdadeiro...

Opinião: Ando verdadeiramente fascinada com estes romances sensuais eróticos de época. Já tinha lido da autora, Entrega Total e dado que adorei, tinha que voltar a ler um outro livro de Cheryl Holt.
Ligações Proibidas é o livro que antecede Entrega Total e embora tenha lido fora de ordem, não senti qualquer dificuldade em adaptar-me às tramas. Estas, embora independentes, têm um aspecto em comum: as personagens. Se bem se lembram, Entrega Total tinha como protagonista Michael Stevens, que também é contemplado nesta história, embora com um papel de menor destaque visto que o protagonismo vai para o casal James Stevens e Abigail Weston.

A trama tem de simples como cativante: é uma história de amor entre duas personagens com diferentes estratos sociais. Lady Abigail Weston, de 25 anos, é uma senhora ainda solteira mas que deseja ver bem casada a sua irmã Caroline, de 17 anos, pedido para isso lições sobre sexualidade. Por isso, e como senhora que é, é dotada de uma grande ingenuidade. Bem... e destas lições, como se espera, da teoria à prática vai um pequeno passo. Para isso pede ajuda a James Stevens, que representa a vida boémia da sociedade. Ele e o irmão Michael, gerem uma casa de jogos e conhecem os riscos do vício. É um bon vivant que aprecia relações ocasionais com mulheres.

As personagens são os típicos clichés: a falta de informação sobre as práticas sexuais nas mulheres de alta sociedade em contraste com a vasta experiência por parte de Stevens. Ainda assim, a personagem masculina cativou-me. Mesmo consciente das diferenças sociais, e depois de uma experiência romântica mal sucedida, a personagem rapidamente assume os seus sentimentos. Embora grande parte da trama, seja um homem aparentemente frio, por ter a real percepção que esta será provavelmente uma relação infrutífera, pelas pressões da sociedade.

Um aspecto que gostei muito, foi a forma como a autora formulou uma história para os outros casais, não se cingindo em demasia em James e Abigail. Holt formula uma história, ainda que secundária mas igualmente apaixonante para Angela e Edward, provando que o amor verdadeiro permanece apesar das várias reviravoltas que a vida dá.

Achei que o livro tinha menor teor sexual do que Entrega Total, embora sejam captados de forma apaixonada, os momentos relativos à sedução entre o casal. A forma como as cenas sexuais são contextualizadas acabam também por ser diferentes do livro que li anteriormente, estas são feitas por apresentação de imagens captadas por um desenhador, enfatizando o impacto visual como principal sentido.
Adorei a história de amor, que acompanha a avassaladora paixão que une James e Abigail e a forma como esta se depara às inúmeras provações.
Acredito que a trama traduz com muito realismo aquelas que terão sido ligações menos aceites dentro da sociedade inglesa pré vitoriana do século XIX, onde impera a intriga, os dissabores de uma filiação ilegítima e sobretudo as aparências. Estas são responsáveis por dificultar qualquer ligação entre casais de diferentes estratos sociais, deflagrando-se facilmente um escândalo, na altura mais susceptível que actualmente, sem qualquer dúvida.

Cheryl Holt disputa já o lugar cimeiro das autoras dos romances sensuais que mais aprecio. Ligações Proibidas, fez-me "viver" na sociedade de época, aluna destas sensuais lições de sexo. Adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário