quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Gillian Flynn - Em Parte Incerta [Opinião]


Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?

Com uma escrita incisiva e a sua habitual perspicácia psicológica, Gillian Flynn dá vida a um thriller rápido e muito negro que confirma o seu estatuto de uma das melhores escritoras do género.

Opinião: Há uns anos atrás, li um livro muitíssimo bom chamado Objectos Cortantes. Não me recordo completamente da história, daí que há uns tempos para cá esteja com vontade de o reler. Era de uma autora, de seu nome Gillian Flynn. Por isso quanto tive conhecimento que a Bertrand iria publicar mais uma obra sua, fiquei extremamente satisfeita.

A estrutura da trama é de facto bastante original, sendo feita através de testemunhos que se alternam entre os diários de Amy, que remontam a anos antes e o de Nick, debruçando-se este sobre os acontecimentos na actualidade. Este aspecto, a meu ver, confere uma profundidade nas perspectivas das personagens, privilegiando o leitor aos pensamentos mais íntimos e sentimentos, justificando os segredos mais profundos.
Fazendo uma clara distinção entre a mente masculina e a feminina, a autora expressa assim a sua versatilidade na escrita. Amy com testemunhos, inicialmente mais joviais contrapondo-se aos de Nick, com pensamentos mais sóbrios com cariz entusiasticamente masculinos, revelando em catadupa vulnerabilidades no seu casamento, aparentemente perfeito.
Os diários, embora com espaçamento temporal, acabam por convergir na natureza dos testemunhos.

Ao desaparecimento de Amy podemos associar desde já três hipóteses: ou ela foi raptada, ou desapareceu pelos seus próprios meios ou terá morrido, vítima de um homicídio, sendo que as culpas estão sucessivamente colocadas em Nick. Relativamente a meio do livro, começa a desenhar-se o que aconteceu, mas ainda assim as revelações sucedem-se. Foi um livro que me surpreendeu por diversas vezes, acabando por fazer sentido a frase da capa: "Acha mesmo que conhece a pessoa que dorme ao seu lado?"
O índice foi estrategicamente colocado no final uma vez que o título dos capítulos poderão eventualmente trazer spoilers. Um conselho: não sejam curiosos como eu!

Apesar da história ser de facto, excelente, há um facto que se impõe: o livro tem para além das 500 páginas. Pessoalmente acho que a história poderia ser mais encurtada mas por outro lado, se assim fosse, penso que a profundidade das personagens não seria tão completa e até complexa, como de facto achei que é. 
Apesar da morosidade da trama, espelhando ao mesmo tempo um arrastar de um mistério muito intenso, os diálogos são ricos, denotando-se as diferenças entre os pontos de vista de cada personagem. A autora teve o cuidado de tornar a narrativa tão natural quanto possível, por isso é expectável um registo comum aos testemunhos, que envereda até à linguagem do calão. No entanto, toda a trama é circunscrita ao thriller psicológico, estando praticamente isenta de passagens com teor de violência física.

Nada quero desvendar sobre a trama, mas tenho que registar a minha incredulidade face ao desfecho, que esteve muito longe do que eu esperei, e que para mim foi pouco plausível face à intensidade e quantidade dos acontecimentos aqui narrados. Uma pequena decepção que me impossibilitou de dar 5 estrelas no Goodreads, site da internet privilegiado por bibliófilos, onde este livro teve o maior número de recessões no ano transacto.

Em Parte Incerta, foi para mim uma leitura que antecipa os medos da vida conjugal. Brilhantemente negro, explora com mestria, os limites do amor, do sacrifício, da traição e das mentiras. Gostei mesmo muito e recomendo!


6 comentários:

  1. Eu sou um fã deste blog, que já me tem ajudado (em muito) nas minhas (muitas) compras de livros...no entanto não queria deixar de postar aqui um comentário sobre este livro. Simplesmente aterrador e viciante ! Já há muito tempo que um livro não me consumia o tempo desta forma. Como fiquei com curiosidade de ler os "Objectos Cortantes", movi mundos para o encontrar (está esgotado), mas finalmente já o tenho em mãos e espero que seja tão bom como este. Sem dúvida um dos Top 5 das minhas leituras. Em relação ao final,concordo plenamente. Ah, e obrigado pela dica de não ir "cuscar" o índice... Paulo

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo!

    Desde já quero agradecer o teu simpático comentário! Muito obrigado :D
    Vou aguardar que leias os Objectos Cortantes, li-o há uns tempos e lembro-me que adorei! Pois, é da editora Gótica que entretanto faliu...:( Também gostei muito deste, se bem que estava à espera de um outro final...
    Quando terminares diz-me se gostaste ;)
    E já agora, que outros actores gostas de ler?

    Um beijinho e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ler os livros do Donato Carrisi (O Sopro do Mal e o Tribunal das Almas) e adorei a trilogia do Stieg Larsson. Gosto de ler Dan Brown (tirando o Símbolo Perdido....) e Daniel Silva (neste momento "parei" na Mensageira). Fascinou-me o Boris Starling com "O Messias" e noutro género literário (vampiros), tudo o que seja Anne Rice (principalmente os títulos mais antigos), a trilogia do Guillermo Del Toro (Estirpe, o Ocaso e Noite Eterna - ainda só li o primeiro) e um livro da Clara Tahoces, chamado Gótica que gostei imenso. Quanto aos "Objectos Cortantes" assim que o acabar de ler (está quase, quase...) direi da inha justiça ;)

      Beijos e boas leituras ;)

      Eliminar
    2. Olá Paulo!

      Desculpa na demora da resposta (work problems...) ontem vim cá para publicar uma opinião e até queria trocar mais umas opiniões contigo mas não consegui... Adorei o Sopro do Mal :D Já o Tribunal das Almas achei menos bom (não desgostei do livro só que a fasquia estava demasiado alta...). O que achaste deles?

      E claro que Stieg Larsson é espectacular... nesta altura do campeonato só desejo ver os filmes americanos, porque tb vi os originais e o primeiro com o Daniel Craig. Irei reler concerteza os livros (um dia que não tenho nada para ler... ehehe).

      O Messias li este ano, é espectacular! :D E a trilogia aguarda lugar na estante, estou como tu que só li o primeiro e foi logo quando saiu por isso desconfio que o vou reler antes de avançar na trilogia... Já ouvi falar desse Gótica mas infelizmente nunca o li.

      Ahhh e tenho aqui para experimentar uns do Daniel Silva :)

      Desculpa o testamento... Adoro conversar e quando o assunto é livros, pior... ehehe

      Beijinho e boas leituras ;)

      Eliminar
  3. Como sempre ... gostei da tu opinião. ;) Embora, ao contrário de ti, tivesse gostado do final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi que deste 5 estrelas no GR ;) Pois, são opiniões... :)

      Eliminar