quinta-feira, 25 de abril de 2013

David Baldacci - Os Inocentes [Opinião]


Sinopse: Os Inocentes é um livro viciante — tem cenas repletas de ação, personagens dinâmicas e complexas e a dose certa de sedução e mistério — que, no final, vai deixar o leitor a questionar os seus próprios valores.
Esta é a história de uma amizade que luta pela sobrevivência numa conspiração que atinge as grandes esferas do poder. Ao longo destas páginas encontramos um assassino com uma missão especial e uma jovem em fuga cuja sobrevivência depende da cooperação entre ambos.

Opinião: Esta foi a minha estreia com o autor e fiquei agradavelmente surpreendida com a obra.
Baldacci dota a narrativa com uma forma quase cinematográfica, organizada em capítulos pequenos e sem momentos mortos, factores estes que impulsionam uma rápida leitura. Além disso, toda a trama é bastante interessante. Recorre a alguns deja vu, é certo, mas realça uma certa criatividade na história, expressa sobretudo pela improbabilidade da parceria entre os protagonistas.

Esta é uma história multifacetada originando vários mistérios em simultâneo. O leitor não se apercebe porque terá sido abortada a operação que desencadeou aquela que será uma corrida contra o tempo por parte de Julie e Robie. Por outro lado, o leitor é mantido na ignorância sobre o motivo da morte dos pais da jovem. Outros mistérios secundários são abrangidos, como homicídios secundários ou o papel de Annie, a senhora que trabalha na Casa Branca.
A trama é revestida por contornos de conspiração política sem cair no exagero, mostrando que o povo norte-americano é, e com razões para isso, obcecado com as questões relacionadas com o terrorismo. Ainda assim e sem qualquer dúvida, predomina a acção e a componente pessoal das personagens.

Will Robie, quarentão, é um assassino profissional, acarretando todas as características que este deve ter: aparentemente frio, calculista e solitário. Julie é a menina orfã de catorze anos que testemunha o assassinato dos seus pais, sendo obrigada a permanecer numa família de acolhimento. Este factor por si, é explicativo da personalidade da jovem, que de adolescente só a idade física, tal é a sua maturidade e capacidade de raciocínio. Mas Julie traz um ponto original à trama: até que ponto é que ela terá um desfecho feliz? Na generalidade dos thrillers que envolvem uma criança/adolescente, o clímax dá-se no momento em que esta retorna a casa para junto da família, o que evidentemente não acontece na presente história. Mais uma componente de mistério a adensar a trama existente.

Mas esta convivência fará com que Robie revele a sua consciência e grandioso coração. O autor caracteriza as personagens progressivamente ao longo do livro, não se limitando a Julie ou Robie.
Quem vê esta parelha deduz que então não haverá qualquer envolvimento amoroso. Errado! Até alguma tensão sexual existe mas entre Robie e uma outra personagem (quem é que não aprecia uma pitadinha de romance nos thrillers, hein?)

Em suma, ler este livro foi tão bom para mim quanto ir ao cinema ver um filme de acção. Com estas perspectivas, o meu caro leitor não se sentirá defraudado: 'Os Inocentes' está à altura de um box office mas em formato de livro. Muito bom livro, sem dúvida! David Baldacci é doravante, um autor que irei seguir atentamente!


4 comentários:

  1. Olá Vera.
    Este é um autor que faz parte daqueles que quero mesmo ler. Tenho vários dos seus livros na wishlist e espero em breve poder adquiri-los.
    Devo dizer que não li quase nada da tua opinião. Não por mau feitio, que o tenho, mas porque, como sabes, gosto de saber quase nada sobre os livros que irei ler e... este tenciono lê-lo.
    Como habitualmente quando tiver lido a obra por aqui voltarei. :)
    Boas leituras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Fica combinado André ;) Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Li esse livro e também gostei bastante. Aliás, gostei de quase todos os livros do Baldacci que li. Só tenho pena que a Editora não edite mais obras do mesmo autor, especialmente um livro já antigo, O Poder Absoluto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo

      Olhe que a Clube do Autor continua a publicar livros do Baldacci. Ainda em Fevereiro, salvo erro, saiu um, O Atentado. E acredito que a editora não fica por aqui.

      Eliminar