sábado, 20 de abril de 2013

Janet Evanovich - Gula Perversa [Opinião]


Sinopse: A vida de Lizzy Tucker não pode ser mais confortável: mudou-se recentemente para uma casa histórica que herdou em Salem, no Massachusetts, e acaba de tornar-se chef na Dazzle's, uma das pastelarias mais visitadas da cidade. Mas a esperança por qualquer tipo de normalidade evapora-se quando dois homens entram de rompante na sua vida: o sombrio Gerewulf Grimoire, e Diesel, um homem lindíssimo e de aparência angelical. Grimoire procura as Pedras de Saligia que estarão, diz-se, em Salem. Esses sete talismãs — representativos de cada um dos sete pecados mortais — dão poderes assustadores a quem os detenha. Diesel é um homem com uma missão: parar Grimoire a todo o custo. Só precisa de convencer Lizzy de que apenas ela será capaz de manter o vilão longe dos talismãs. Mas, para que isso aconteça, Diesel quer protegê-la todo o dia… e toda a noite. Estes talismãs têm efeitos estranhos sobre si, enchendo-a de apetites e desejos súbitos. Com dois homens no seu encalce, e sentindo-se estranhamente atraída por ambos, como irá ela escapar à espiral de emoções em que se vê envolvida?

Opinião: Desde que li Perseguição Escaldante, percebi que Janet Evanovich era uma autora a seguir. Por isso fiquei muito entusiasmada quando tive conhecimento que a TopSeller ia publicar Gula Perversa, o primeiro de uma série protagonizada por Lizzie Tucker e Diesel.
Embora Gula Perversa se distancie de Perseguição Escaldante no que conta ao género (afinal de contas os livros protagonizados por Stephanie Plum inserem-se no género policial), foi uma leitura igualmente plazerosa e descontraída.

Gula Perversa dá início a uma saga que aborda aspectos do sobrenatural.  É portanto, como sugere a sinopse, uma história com contornos do género do fantástico. Aquela que é uma sátira ao mundo das feitiçarias, até porque o cenário é a cidade de Salem, torna-se um enredo extremamente hilariante. Presumo que este seja o primeiro de uma série de sete livros, uma vez que o tema chave na presente trama é o pecado mortal da Gula.

Lizzie Tucker não é muito diferente de Stephanie Plum. Aliás, penso que as únicas diferenças se resumem ao local de residência e às ocupações profissionais.
À semelhança de Perseguição Escaldante, a presente trama é escrita na primeira pessoa, privilegiando o leitor não só com as várias situações com que Lizzie se depara, como também com os pensamentos extremamente mordazes da protagonista. O humor continua a ser uma mais valia na escrita de Evanovich e ela recorre ao mesmo de uma forma inteligente apesar da absurdez das várias provações a que Lizzie e Diesel são submetidos no decorrer da história. Mas as semelhanças não se resumem às protagonistas, elas próprias têm ajudantes e Glo fez-me lembrar de Lula.

Não é só Lizzie que se destaca pelo carácter humorístico. A meu ver, e sem levantar ondas sobre a trama, uma personagem que me fez rir a bandeiras despregadas foi o macaco Carl. As suas maneiras deixam muito a desejar, e aliadas às situações insólitas, resultaram os momentos mais divertidos no decorrer desta leitura.

Aguardo com mesmo muita ansiedade pela publicação de um próximo livro da autora! Eu pessoalmente gostei muito e até sou por norma, uma pessoa pouco tolerante com histórias disparatadas. Não obstante, os livros da autora são leves e apropriados para rir um pouco, desanuviando o leitor dos problemas do dia-a-dia. E considerando esse propósito, Evanovich é perfeita!

1 comentário:

  1. Penso que esta autora não me vai desiludir.
    Gosto mt de livros que me façam rir =)
    Boas leituras e bom fds.
    Bjoca

    ResponderEliminar