domingo, 21 de abril de 2013

Lisa Gardner - A Filha Secreta [Opinião]


Sinopse: Aquilo que não sabemos pode matar-nos. Melanie perdera todas as recordações anteriores à adopção e agora alguém quer devolver-lhas. Mesmo que isso inclua o pesadelo mais tenebroso que a família Stokes já enfrentou: o assassínio da sua primeira filha no Texas. À medida que Melanie persegue toda e qualquer pista em busca da sua verdadeira identidade, dois acontecimentos aparentemente não relacionados de há vinte anos juntam-se numa perigosa explosão de verdade. E com a própria vida em risco, Melanie receia que as pessoas que mais ama, as da sua família, sejam aquelas em quem menos deve confiar.

Opinião: Mais um excelente livro desta autora!
Estou a ler a série ordenadamente mas constatei que A Filha Secreta seria um livro independente. As várias opiniões favoráveis bem como a sinopse, levaram-me à escolha deste livro invés de ter optado pela Vingança de Olhos Negros, o sucessor de O Assassino das Sombras.
De facto, o agente especial Pierce Quincy tem uma breve aparição e autora inclui uns lamirés do caso de Jim, que remota ao livro Minha Até à Morte. Nada que dificulte o desfrutar em pleno deste livro, sem a leitura prévia das obras da autora.

O livro aborda um tema muito delicado: a adopção de crianças. Em particular, esta adopção está embebida num ambiente sombrio até porque se considera a criança adoptada como substituta de uma que terá sido vítima de um homicídio.
O tema da pena de morte também é incluído embora sem grandes desenvolvimento. Como tal, o início do livro é bastante angustiante uma vez que presenciamos uma execução, descrita sem qualquer floreado.
O mais tenebroso não é nem a adopção, nem a pena de morte. É a forma como ela recalcou as vivências antes da adopção. No início pareceu-me algo forçado, afinal de contas aquando a adopção, Melanie teria 9 anos, altura em que são vividas todas as memórias passadas. Mas recordo-me das minhas antigas aulas de psicologia de 12º, que estes mecanismos de defesa são accionados na altura de um trauma e eu, felizmente não tendo passado por nenhum, não sei conceber este processo. Logo, dei o benefício da dúvida a este estado amnésico por parte de Melanie.

Não que tenha desgostado da personagem. Como já é hábito, a autora desenvolve de uma forma bastante completa as personagens fulcrais da trama. Segue-se todo um panorama dos vinte e nove anos de Melanie bem como a vida de David, este um pouco mais velho. Desde o início que é previsível o seu envolvimento uma vez que a autora consegue, e muito eficazmente, enfatizar ainda que de forma discreta, a química que surge entre ambos. Apenas não é discreta na descrição da primeira noite de amor que passam juntos, estando quase à altura daquelas autoras versadas nos romances sensuais.
Exceptuando este facto, o único que a meu ver que é de facto expectável, a trama assegura umas grandes reviravoltas. Aliás, esta é uma história com contornos misteriosos e uma pitada de romance combinando com um desfecho bastante imprevisível.

Enfatizando uma vez mais a componente pessoal das personagens, a autora consegue pôr em prática o conceito de uma família desfuncional, o que acaba por realçar Melanie e tornar as restantes personagens algo suspeitas, embora de forma traiçoeira, uma vez que o vilão assumido terá morrido há mais de vinte anos. 

A Filha Secreta proporcionou-me uma excelente leitura, sem margem para dúvidas! Mais uma vez mostra o porquê se ser fã de Lisa Gardner. Até ao próximo livro!

3 comentários:

  1. O Assassino das Sombras.Minha Até à Morte.A Filha Secreta,Sozinhos de Lisa Gardner,quero saber onde baixar.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelica. Eu por acaso não sei, comprei os livros. Mas sei que há imensos sites brasileiros com livros para sacar ;) é uma questão de procurar no google ;) Beijinhos, boas leituras

      Eliminar