terça-feira, 16 de julho de 2013

Camilla Lackberg - A Sombra da Sereia [Opinião]


Sou grande fã da autora sueca que ao sexto livro, continua a surpreender os seus leitores. A autora está mais do que consagrada na lista dos meus autores de policiais preferidos. Os seus mistérios são cativantes bem como o casal protagonista, Erica Falck e Patrik Hedstrom, havendo quase que uma harmonia entre a rotina e a evolução da relação destas personagens com o policial ou o thriller psicológico propriamente dito. Os casos criminais são sempre diferentes coincidindo num aspecto: a existência de uma perspectiva para o passado que auxilia na sua resolução actualmente.

Comecei a ler em inglês no Kobo este livro, que se chama The Drowning, mas depressa passei para a versão portuguesa por estar mais à vontade em literatura na língua materna. Já para não falar que colecciono os livros da autora e quero completá-la com as obras que vão sendo traduzidas no nosso país.
No entanto, as quase 70 páginas que li em versão inglesa sugeriram uma leitura fluída, apontando uma tradução do sueco para um registo de inglês bastante compreensível. Não obstante, dou os meus parabéns à editora Dom Quixote e ao próprio tradutor, que em notas de rodapé, vai informando o leitor sobre inúmeras curiosidades oriundas da Suécia, facto este isento na tradução em inglês. Sem dúvida de que esta edição de A Sombra da Sereia encontra-se bastante completa face à tradução em inglês.
A maior crítica que aponto, neste sentido, foi a forma como senti que a sinopse estava bastante reveladora uma vez que, sinceramente, não esperava que o inicialmente desaparecido Magnus Kjellner estivesse de facto morto.

Posto isto, penso que a trama em questão é habilmente construída numa fórmula que Lackberg tanto usa: uma viagem ao passado que ilustra uma vivência por norma sofrida, para fazer o contraponto com a acção presente. Neste caso, a autora ilustra uma infância de uma criança orfã, caracterizada por relações negligentes tanto por parte da mãe biológica, como posteriormente pelos pais adoptivos. 
A impaciência em conhecer a identidade desta criança bem como o desfecho da sua história foi tal que li o livro em pouco mais de 24 horas. Fiquei arrebatada não só pela história desta personagem bem como as demais da acção actualmente: quatro casais com os seus dilemas, que abrangem desde o alcoolismo, o adultério ou doença de um conjugue.

Erica Faulk, apesar de, como a própria diz "estar enorme", volta a ter um papel activo na investigação, embora o faça por conta própria, complementando o trabalho policial do marido e da equipa. Afinal de contas é amiga de Christian Thydell. Acho que qualquer entusiasta pelos livros certamente irá gostar de desta personagem que acaba de escrever um livro, A Sereia. Um estreante nestas lides que sendo um bibliotecário, é tão amante de livros quanto eu! E dado que a autora não se coíbe em pormenores da vida pessoal das personagens, conseguimos apercebermo-nos um pouco aquele receio dos críticos literários, baixos números de vendas ou o impacto das apresentações dos livros como estratégia de marketing. 

Depois de uma leitura algo sôfrega, um desfecho brilhante, arrebatador e chocante. A Sombra da Sereia encerra o mistério com um dos acontecimentos que mais me chocou nas novelas de Lackberg. Não obstante, deixa em aberto dois acontecimentos sobre a vida do casal protagonista, fazendo com que deseje ler o The Lost Boy o mais breve quanto possível e ansiando com que a editora o publique quanto antes. Sem dúvida, nota máxima para A Sombra da Sereia!


2 comentários:

  1. Completamente de acordo. Uma trama excelentemente arquitectada tão à maneira da Camilla. Venha o próximo...

    ResponderEliminar
  2. Alguém sabe para quando o próximo livro de Camilla?

    ResponderEliminar