segunda-feira, 29 de julho de 2013

Karen Rose - Morre Por Mim [Opinião]


Sinopse: Vem a mim. A primeira vítima é encontrada num terreno de Filadélfia coberto de neve. O detective Vito consegue a ajuda da arqueóloga Sophie para determinar exactamente o que se encontra por baixo da superfície gelada. Apesar de ter passado anos a procurar objectos enterrados durante séculos, a jovem arqueóloga não está preparada para as sepulturas que encontra, escavadas com uma precisão arrepiante. Os cadáveres das vítimas atormentam-na, mas as sepulturas vazias aterrorizam-na: o assassino ainda não acabou. Grita por mim. Ele é frio e calculista, senhor de um jogo maquiavélico. Mesmo com Vito e Sophie no seu encalço, não pára, tem de ocupar outra sepultura vazia e ouvir um último grito: o grito de uma arqueóloga que o enerva e o descontrola...

Opinião: Por não ser uma novidade, não sei como é que este livro me passou despercebido este tempo todo. Já tinha lido um livro da autora, é certo, o Não Contes a Ninguém, e agora estou mesmo fã de Karen Rose!

Simplesmente adorei este livro! A trama é fabulosa, aliando momentos da investigação criminal com o mais requintado da escrita erótica. Karen Rose expressa-se de uma forma tão excitante mas ao mesmo tempo sofisticada sobre o sexo, tal é o grafismo das passagens. No entanto, a autora aplica a mesma forma na descrição de torturas medievais, o método preferido deste serial killer nas suas vítimas. Confesso que me deixam bastante impressionada os ditos métodos de tortura medieval e até à data encontrei apenas um livro que abordasse a temática: Águia de Sangue de Craig Russell e pelo duro teor de violência, nunca me esqueci desta obra. Parece que acontecerá o mesmo com Morre Por Mim. Não obstante, o presente livro não se cinge a apenas um destes rituais medievais, abordando-os com alguma profundidade.

Entre a busca do assassino e a evolução da relação entre Vito e Sophie, a autora ainda se debruça sobre a grande família Ciccotelli, enfatizando os laços de sangue típicos das famílias mediterrânicas, não deixando de ser hilariante o facto dos irmãos de Vito se chamarem Dino, Tino e Gino. Vito é um homem carente desde há dois anos, altura em que faleceu a sua mulher. Por outro lado Sophie, a arqueóloga, é uma alma solitária. Tendo apenas a avó, não se sente minimamente ligada aos seus pais ou a relações amorosas. 
Dois carácteres antagónicos, que num primeiro instante sentem uma atracção e por mim falo, não pude deixar de torcer para que as personagens se envolvessem.

Morre Por Mim é de facto, um livro caracterizado pela antítese: se por um lado a trama é bastante forte, com passagens que impressionarão o autor, sem dúvida num prisma macabro, contudo é também doce que transborda em sensualidade e volúpia e acima de tudo, ternurento pela percepção que o leitor tem do relacionamento de Vito com a família.
Apesar do elevado número de páginas, a acção não tem momentos mortos, uma vez que ora se desenvolve a investigação criminal ora fomenta a componente pessoal das personagens.

Devo assumir que o que mais me agradou na história foi a forma como a tortura medieval, sendo já algo historicamente ultrapassado, faz a ponte com a acção actual, sendo que se liga a algo tão contemporâneo como jogos de computador, que como sabemos, grande maioria prima pela violência gratuita.
É uma história que reflecte grande originalidade, sem margem para dúvidas. Fiquei presa à trama que Karen Rose apresenta em Morre Por Mim!

Finalizo a minha opinião com um pedido: sei que os livros da saga Daniel Vartanian perfazem uma trilogia, estando publicados actualmente pela Bertrand o primeiro, este Morre Por Mim e o segundo, Grita Por Mim (que tenciono ler em breve). No entanto, faço o meu apelo à editora que não deixe de publicar o terceiro da saga. Estes livros são muito bons e dentro do suspense romântico, Morre Por Mim está definitivamente, no melhor que já li. Recomendo vivamente!


2 comentários:

  1. Eu perguntei no face da editora e a Elizabete também, mas eles ignoraram-nos >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já perguntei à rp da Bertrand e pelo que parece, não está prevista a publicação do terceiro :(

      Eliminar