sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lisa Kleypas - Desejo Subtil [Opinião]


Sinopse: Quatro jovens da sociedade elegante de Londres partilham um objetivo comum: usar os seus encantos femininos para arranjarem marido. E assim nasce um ousado esquema de sedução e conquista.
A delicada aristocrata Annabelle Peyton, determinada a salvar a família da desgraça, decide usar a sua beleza e inteligência para seduzir um nobre endinheirado. Mas o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o plebeu arrogante e ambicioso Simon Hunt, deixa bem claro que tenciona arruinar-lhe os planos, iniciando-a nos mais escandalosos prazeres da carne.
Annabelle está decidida a resistir, mas a tarefa parece impossível perante uma sedução tão implacável... e o desejo descontrolado que desde logo a incendeia.
Por fim, numa noite escaldante de verão, Annabelle sucumbe aos beijos tentadores de Simon, descobrindo que, afinal, o amor é o jogo mais perigoso de todos.

Opinião: Este livro (bem como o seguinte, Sedução Intensa) é muito especial para mim: foi oferecido pela tradutora, a Cláudia Ramos, pelo que agradeço novamente pois proporcionou-me belíssimos momentos de leitura. Desde então que residia na mesinha de cabeceira e aproveitando a breve publicação do terceiro livro da série das "encalhadas", não hesitei em começar a sua leitura.
Desejo Subtil é o primeiro livro da saga "À Flor da Pele" ou carinhosamente falando, a série das "encalhadas" porque debruça-se sobre quatro meninas da época vitoriana que ambicionam arranjar um marido, mas sem sucesso. E sabemos de antemão, que nesta época, a faixa etária dos 20s era crucial para o casamento. Esta ligação, no entanto, nem sempre coexistia o amor, sendo o factor interesse o relevante na união de duas pessoas.

Ao comparar com outros livros que li do género sensual, este acaba por restringir as cenas sexuais e dar primazia à época e à história propriamente dita. Os cultos do vestuário feminino, os maravilhosos bailes, a sociedade inglesa e a importância do dote para um casamento bem acolhido e até a expansão industrial com os riscos que acarretavam numa fase inicial são elementos recorrentes na história. Agradaram-me muito, visto que há um clima carregado de simbologia histórica, fazendo jus à série televisiva Dowton Abbey.

Além deste cenário histórico riquíssimo, a autora soube incorporar outros ingredientes na narrativa como o humor que se manifesta sobretudo nas encalhadas e nos fincados planos para arranjarem um marido ou o romance que se debruça sobre a conquista e a sedução, afastando-se das tradicionais e abundantes cenas sexuais deste tipo de livros. Estas são descritas de forma elegante, de pouca pormenorização, afastando-se de alguns livros que li do género, em que atentavam mais no sexo e de uma forma muito mais explícita.

Ora Desejo Subtil foca-se essencialmente na história de Annabelle Peyton, a encalhada que deseja um próspero casamento com um homem abastado, no entanto, acaba por se apaixonar por Simon Hunt. Gostei bastante da protagonista pela forma como ela própria se afasta das personagens femininas cliché dos romances eróticos, vulgo as típicas naif, virgens com uma problemática psicológica complexa, questão esta que nem se põe dado o período histórico onde a acção se insere.
Annabelle é uma senhora na época vitoriana em que se enfatizava o casamento na sua maioria, por interesse, e toda um discernimento e sobriedade subjacentes na conquista.

Um início de série bastante interessante, quer-me fazer parecer que serei mais uma fã destas Wallflowers!


2 comentários:

  1. Mais uma bela crítica, da menina-dos-policiais-que-também-se rende-ao-estilo erótico! Fico feliz por gostar das "minhas" Encalhadas e terei o maior prazer em ofecerer-lhe os que lhe faltam! Beijo enorme!
    Claudia Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Cláudia! Já tenho todos desta autora, adorei!! Mas agradeço imenso, de facto estes livros são amorosos! Um grande beijinho e obrigada :D

      Eliminar