domingo, 20 de outubro de 2013

Sylvia Day - Envolvida [Opinião]


Sinopse: Desde que vi o Gideon pela primeira vez, percebi que ele tinha algo de que eu precisava, algo a que eu não conseguia resistir. Percebi-lhe também uma alma perigosa e atormentada – tal como a minha. Envolvi-me. Eu precisava dele tanto como precisava que o meu coração batesse. Ninguém sabe o quanto ele arriscou por mim e o quanto eu fui ameaçada; ninguém imagina quão negra e desesperada se tornou a sombra dos nossos passados. Entrelaçados nos nossos segredos, tentamos desafiar o destino. Definimos as nossas próprias regras e rendemo-nos completamente ao intenso poder da obsessão.

Opinião: Adoro a capa de Envolvida, para mim a mais linda da trilogia. Bem, aquilo que era inicialmente uma trilogia, à semelhança do sucesso Fifty Shades of Grey, converteu-se agora numa série, a #Crossfire de cinco volumes. Depois de Rendida e Refletida, este Envolvida, sendo o terceiro, ditaria o final da história entre Eva Tramell e Gideon Cross. Quando soube deste facto, fiquei apreensiva sobre este alargamento da história em dois volume extra.

Apesar desta ter sido uma leitura de bom entretenimento, sinceramente acho que este livro não adiantou muito à história. A trama fecha algumas das pontas soltas até então, como o caso de Nathan e há efectivamente acontecimentos ditos novos na trama que, na minha opinião, poderiam concretizar-se no clímax de toda a trama. Na minha opinião, tornar-se-iam certamente mais plazerosos. Contudo, estes acabam por ser imprevisíveis se considerarmos o momento, diria, precoce em que acontecem. 
Há um outro aspecto que vi mais desenvolvido em Envolvida, o lado mais sentimental de Gideon. A pouco e pouco, a autora vai desvendando alguns elementos do seu passado, que justificam os constantes pesadelos. 

O erotismo, a sensualidade, o romantismo e até aquele subtil suspense continuam a ser bem doseados neste volume. No entanto, achei que o livro serpenteia um pouco mas creio que com a finalidade de estreitar e definir melhor a relação que os une. Ora Eva e Gideon afastam-se, ora estão juntos numa relação gerida pela possessão (ele controla telemóvel dela, conhece a sua rotina diária e outros comportamentos adoptados pelos stalkers). Não tenho dúvidas que se possam amar mas a paixão física é algo avassalador.

Apesar do aumento considerável do número de páginas, é um livro que se lê muitíssimo bem: entre as abundantes passagens sexuais, explícitas entre o casal, a autora investe em pontos que ficaram pouco esclarecidos no livro anterior bem como alguns (poucos) eventos que condicionarão a história doravante.

A trama também dá bastante relevância àquelas que podem ser consideradas novelas secundárias: a história de Cary (a braços com uma situação delicada), os pais de Eva, os amigos como Megumi e o seu chefe, o ex-namorado de Eva e Corinne. Esta pluralidade de histórias, das mais diversas naturezas nos seus relacionamentos, acaba por tornar a história mais completa. No entanto, a autora adiciona um ingrediente extra, uma personagem que creio que dará que falar doravante, Deanna Johnson.

Em suma, não que tenha desgostado do livro mas certamente teria apreciado ver mais em Envolvida. O final abrupto e algo pouco satisfatório fez com que tivesse mesmo pena de não ter o volume seguinte à mão para continuar a sua leitura. Apesar de tudo, não abandonarei de todo a saga. Estou de facto curiosa para conhecer o desfecho da série, restando-me apenas a expectativa crescente na publicação do próximo volume, o mais breve possível.


2 comentários:

  1. Já se sabe em que dia sai o 4º livro em PT. sei que em alguns paises (espanha e brazil sai dia 18/11)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei Cátia. Vou ver se pergunto à PE e quando souber aviso. Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar