quarta-feira, 23 de abril de 2014

David Hewson - The Killing: Segunda Temporada [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: The Killing II é o romance policial baseado na série original Forbrydelsen. A Dom Quixote já publicou dois volumes correspondentes à primeira temporada, e convido-vos, desde já, a visitar ou relembrar as opiniões do primeiro e segundo livros.
Felizmente, o livro correspondente à segunda temporada foi publicado na íntegra num único livro. O número de páginas ascende assim às 640, não correspondendo de todo, a uma leitura mais morosa, antes pelo contrário. A história é cativante e este é um livro que se lê num ápice.

Contrariamente ao que acontecera em The Killing I (em que vi a primeira temporada da série ainda antes de ler o livro e daí ter coibido o factor surpresa), o enredo de The Killing II surpreendeu-me mais vezes. Não consigo eleger qual das duas histórias gostei mais, se bem que considero os contornos do crime de Nanna Birk Larsson mais obscuros por se tratar de um crime a uma adolescente. A presente história tem como protagonista Jens Peter Raben, um homem envolvido na guerra. Actualmente preso numa prisão de alta segurança, a personagem consegue evadir-se para tentar descobrir porque é que, um a um, os seus camaradas de guerra estão a ser mortos.

É portanto uma trama pejada de acção onde os homicídios se sucedem, das mais surpreendentes formas. Fiquei abismada com os sucessivos acontecimentos, torcendo para que o aparente vilão Raben conseguisse escapar e ser feliz com a esposa, Louise, e o filho ainda pequeno.
Sarah Lund, a protagonista já de si sisuda, agora afastada dos homicídios, é uma personagem que continua amargurada especialmente porque ela já não tem o namorado sueco nem vive com o filho Mark. Factores pessoais que em nada dificultam a ambição em encontrar o evadido. Apesar dos remorsos com o sucedido ao seu ex parceiro Jan Meyer no livro antecessor, Lund agora emparelha com o Detective Ulrik Strange . Tal como em The Killing I, a dupla de investigadores assume um particular papel na investigação do presente caso: tanto a fuga de Raben como a investigação dos sucessivos homicídios.

Como já foi tratado no primeiro livro, um dos aspectos da trama é a forma como a história principal abraça uma outra, secundária, em que mostra os vícios nas mais altas esferas do poder, explanando a corrupção na política e como esta tenta abafar alguns podres da sociedade. Penso que este facto se torna mais convincente na presente história uma vez mais. Além disso, a temática abordada são as guerras no Afeganistão e a actuação das tropas dinamarquesas, acentuando o efeito verosímil do enredo.
Um dos pormenores que me agradou, como já é habitual nas tramas nórdicas, é a forma como o autor nos remete no cenário. E agradou-me particularmente conhecer o ambiente dinamarquês bem como a ilha sueca onde se passa uma parte emocionante do enredo.

Como ponto negativo acentuo apenas o preço do livro, um pouco elevado, contudo devo relembrar que ainda assim esta versão fica mais barata face ao The Killing I, em que os volumes foram divididos. E a história é de uma qualidade tal, que se justifica o preço.

As adaptações literárias de Forbrydelsen estão muito bem conseguidas e munidas de pormenores que fazem jus à série. Mais uma vez, a confirmação de uma história cativante e que espelha os pontos vulneráveis na Dinamarca. Gostei muito e não deixo de recomendar não só este livro, bem como os antecessores.

Para comprar o livro The Killing: Segunda Temporada, clique aqui.


2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog, tornou-se uma referencia para as minhas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sardinhas, um blogue que tb é teu pois conto saber as opiniões dos teus livrinhos (para eu aumentar a minha wishlist ehehe)

      Um beijinho e boas leituras! Bom fim de semana

      Eliminar