domingo, 2 de novembro de 2014

Megan Maxwell - Surpreende-me [Opinião]


Sinopse: Björn é um atraente advogado a quem a vida sempre sorriu. É um homem ardente, alérgico ao compromisso e agrada-lhe desfrutar da companhia feminina nos seus jogos sexuais. Melanie é uma mulher de acção. Como piloto do exército americano está acostumada a levar a vida ao limite, no en tanto, a sua principal missão é a de lutar como mãe solteira pelo bem-estar da filha. Quando o destino os põe frente a frente, a tensão entre eles torna-se evidente. O que no começo foi um encontro hostil, pouco a pouco irá converter-se Numa atracção irresistível. Conseguirão estes dois titãs entender-se?

Opinião: Quando o tema é o romance sensual, no subgénero do contemporâneo, já confessei que os meus favoritos são os da autora Megan Maxwell. Aconselho a trilogia Pede-me O Que Quiseres, que prima por uma forte componente erótica centrando-se num casal de personalidades vincadas. Um dos personagens que assume grande destaque é o advogado alemão amigo de Eric, Bjorn.
Já a personagem feminina, Melanie, tem uma presença muito fugaz no último livro da trilogia.

Gostei imenso deste livro e penso que não fica nada atrás da trilogia. Além de "rever" personagens da série como Jud e Eric, gostei da química entre Bjorn e Melanie e a relação de amor-ódio que se instala e gradualmente se transforma em sentimento. As cenas quentes estão presentes através principalmente dos jogos mórbidos, como a própria autora os define.

Este livro é extremamente explícito e sensorial. Na linha da trilogia Pede-Me O Que Quiseres, Surpreende-me também apresenta a sua própria banda sonora. 
As passagens sexuais extremamente quentes estão intercaladas por momentos espirituosos protagonizados por Melanie e uns de cariz mais ternurento por parte da sua filha pequenina. A autora não se coíbe no tom explícito com que as várias práticas sexuais são descritas.

A história não apresenta grandes surpresas, sendo bastante linear. Ainda assim, é de rápida e compulsiva leitura pela combinação dos momentos que referi anteriormente.

As personagens são deliciosas. Penso que qualquer leitora se tenha sentido maravilhada pela sedução de Bjorn nos jogos eróticos da trilogia. Além disso, o advogado é um homem culto, inteligente, e acima de tudo, penso que sobressai do cliché das personagens masculinas deste género que se caracterizam por um sentimento de possessão. Já Melanie é uma mulher forte, tem uma profissão tipicamente masculina, mas acaba por mostrar um lado muito maternal e acima de tudo, muito feminino, não desleixando os seus desejos sexuais. Por ser mãe solteira e por desvendar a pouco e pouco as razões de estar tão fechada a relacionamentos, acaba por despertar empatia junto da leitora.

A relação de ambos é pautada por arrufos constantes e mesmo quando se apercebem que existe uma química além da atracção sexual, a trama torna-se ainda mais envolvente e a leitora dá por si a torcer pelo casal.
Eventualmente, por Melanie manter em segredo certos aspectos relacionados com a sua vida pessoal, irá criar um entrave para que se entendam e na minha opinião, o Bjorn poderia ter compreendido. Entendo que a autora queira dar um toque dramático e até de mistério "Será que os dois ficarão juntos?". Contudo, não deixo de expressar que foi algo exagerado por parte do protagonista masculino.

Apesar de Surpreende-me ter foco numa história diferente da trilogia, recomendaria a leitura da mesma previamente. Desta forma, a leitora conhece não só o casal Eric e Jud (ainda que tenham uma participação secundária, vêm desenvolvimentos na sua relação) bem como o contexto do aparecimento de Bjorn na história. Já para não falar das inúmeras referências ao clube Sensations, cenário de tantos jogos nos três livros antecessores.
Surpreende-me é, sem dúvida, um livro diferente dentro do género erótico, tendo-me agradado particularmente a forma como Maxwell equilibra o papel da mulher, não havendo um ascendente de um género sobre o outro, como acontece nos demais eróticos. Além disso, a harmonia entre a componente sexual e a história do casal, protagonizando alguns momentos de humor, torna esta leitura como quente mas simultaneamente leve e descontraída. Gostei mesmo muito!


1 comentário:

  1. Adoro os estes livros do pede-me o que quizeres já os li aos três ce acheios fantásticos agora queria muito ler o Supreende-me porque quero saber o que vai acontecer a Bjorn a minha prima disse que me o ia dar quando o visse a venda que mo comprava por eu tzr gostado tanto dos outros três. Agora os livros Pede-me o que quizeres pode continuar porque amei esses livros e quero mais desses com as persinagens Judit e Eric.

    ResponderEliminar