domingo, 19 de julho de 2015

Blake Crouch - Wayward Pines Paraíso [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Sou grande fã da série Wayward Pines protagonizada por Matt Dillon. Não há muitas séries que me prendam a ponto de ver avidamente os episódios disponíveis e ficar na expectativa de que sejam emitidos os próximos.

Apesar de saber, em linhas gerais, o que conta a história de Wayward Pines, a leitura do primeiro volume trouxe, ainda assim, algumas surpresas que se traduzem em pequenos aspectos do enredo que estão diferentes da adaptação televisiva. Entre esta e o livro não consigo eleger a minha preferida embora deva reconhecer que alguns aspectos me soaram mais naturais na série.
Não obstante, creio que M. Night Shyamalan (realizador de O Sexto Sentido) conseguiu transportar na perfeição aquele ambiente duvidoso que se instala gradualmente no vilarejo.

Tenho para mim que Blake Crouch, altamente influenciado por Twin Peaks segundo o mesmo, foi bastante inovador, tendo escrito uma trilogia que consubstancia o equilíbrio entre o terror, o thriller, a distopia e o sci-fi.
A combinação de um local paradisíaco com o fenómeno do Big Brother dá azo a uma narrativa bastante original e interessante. É um livro intrigante se bem que, e não querendo entrar em pormenores, a componente do sci-fi não me convenceu totalmente.

Wayward Pines é um livro de rápida leitura. A escrita do autor é simples e organizada em frases curtas, talvez para intensificar o crescendo dos acontecimentos e simultâneamente pejada de diálogos.

As personagens são, em regra geral, de cariz duvidoso coadunando-se com o mistério daquele vilarejo que se auto intitula como o paraíso na Terra. Note-se que a caracterização das mesmas também difere da série para o livro, nomeadamente o xerife Pope. Dada a complexidade do enredo, o leitor poderá dar por si a duvidar da sanidade de Ethan Burke, o protagonista.

Apesar da história ter contornos que não são de todo verossímeis, a trama acaba por ser uma crítica aos ideais anarquistas pois acaba, de forma implícita, deixar um alerta sobre as consequências que acarretariam o não cumprimento das normas que regem a vida em sociedade.

Na minha opinião, o final da presente obra foi algo abrupto e levanta algumas pontas soltas que serão, certamente, explicadas nos volumes sucessores. O facto de o final ter sido deixado em aberto eleva as expectativas para a próxima incursão a Wayward Pines.

Em suma, um livro bastante interessante que mostra uma outra perspectiva da história.


1 comentário:

  1. Olá Verinha. Já li esse livro e gostei muito, também sou fã da serie e não perco um episódio.Talvez nas férias leia os outros 2 livros!Que vicio..só me apetece comprar livros, isto está a tornar-se complicado.lol beijinhos Inês

    ResponderEliminar