domingo, 1 de novembro de 2015

Renée Knight - Pura Coincidência [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Pura Coincidência é um thriller psicológico bastante intrigante na medida em que a protagonista, Catherine, recebe em casa um livro cujo enredo é bastante similar a um episódio secreto que ocorreu consigo há vinte anos.
O mistério adensa-se em torno desta ocorrência. O que poderá ter acontecido a Catherine de tão grave que ela tenha omitido ao próprio marido e filho? Por este motivo, creio que a trama é deveras envolvente. Este segredo manteve-me na expectativa durante as primeiras páginas e assim que é revelado, a trama tornou-se ainda mais tensa e cativante, na minha opinião. 

Está em voga a estrutura da narrativa que alterna entre dois narradores. Creio que funciona muito bem nos thrillers, permitindo conhecer ambos os lados da mesma história. Inicialmente senti-me algo confusa com o facto dos narradores serem a Catherine e um septuagenário de seu nome Stephen. Em primeira análise, achei que havia um fosso entre as idades dos narradores, até porque os mesmos não se conheciam e que estes não poderiam ter nada a ver um com o outro. No entanto, apercebi-me logo que havia uma ligação entre ambos.

É uma trama que é desprovida de violência física, um factor que aprecio nas minhas leituras correntes mas o livro impressionou-me pelo mecanismos psicológicos que vão sendo esmiuçados ao longo da história. E sobretudo pelo segredo de Catherine, que inicialmente me parecia tão linear, acabou por me apanhar de surpresa, já no clímax, e deixar-me abalada com aquela revelação.

Esta trama é construída em torno de poucas personagens, mais concretamente os núcleos familiares de Catherine e de Stephen, pelo que estas foram caracterizadas com alguma profundidade e, embora não me tenha identificado com nenhuma, de forma realista.

Em suma, personagens bastante complexas, um segredo chocante e acima de tudo, uma história alicerçada num livro tornaram esta leitura como uma das melhores do mês de Outubro! Gostei imenso!




1 comentário: