segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Pierre Lemaître - Irène [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Há uns anos li um livro que me ficou retido na memória. Alex de Pierre Lemaître foi um dos melhores policiais que alguma vez li e, finda a sua leitura, procurei obras do autor, cujo protagonismo pertencesse à personagem Camille Verhoeven, embora sem sucesso.

No entanto, em Outubro tive conhecimento que o Clube do Autor iria publicar o primeiro da trilogia protagonizada por Verhoeven, intitulado Irène. Fiquei radiante! Há tanto tempo que esperara por este livro!

Embora tivesse lido Alex e até me recordava bem da história, Irène foi uma excelente surpresa.
Tal como a obra que lera anteriormente, este livro é repleto de reviravoltas e dotado de uma crueldade nas descrições providas de cenas gráficas e susceptíveis aos leitores. Fica a sensação que estamos junto de Camille, nas cenas do crime.
Irène é muito mais do que violência literária, claro. Para mim, é um hino a algumas obras consagradas no género de policial isto porque o serial killer da trama reproduz os homicídios retratados em alguns livros.
Desperta, portanto, uma vontade em ler estas obras mencionadas.

Como no livro antecessor, a investigação por parte de Camille mescla com a sua vida pessoal. Dado que tinha já lido Alex, sabia de antemão que este é uma personagem amargurada. Só não sabia a razão que é esmiuçada na presente trama. Tal acontecimento deixou-me abalada. Isto porque durante a trama, é inevitável sentir uma empatia por Camille e pela sua esposa Irène, que está grávida.
No entanto, creio que o ambiente tenso devido aos crimes sobrepõe-se aos momentos felizes do casal. Categorizaria, por isso, este livro como noir. O desfecho deixou-me devastada pois não é um final politicamente correcto.

Em suma, Irène é um livro tenso, violento e chocante. Mexeu muito comigo no decorrer da leitura logo, e na minha opinião, é um dos melhores policiais que li nos últimos tempos.

Em jeito de remate, faço figas para que o terceiro volume da trilogia seja publicado. Pelo sim, pelo não, já tenho os ebooks em inglês, contudo não consigo conter a vontade em ler o terceiro. 
Urge ler boa literatura neste novo ano.


2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de conhecer as obras.
    Já tive uma experiência em tudo idêntica, mas com uma autora. Li um dos seus livros, fiquei encantada, procurei por mais, não existia, depois lá apareceram, passados uns anos. Para minha surpresa, acho que não são daqueles muito falados por cá, mas ainda acho que cada palavra do livro valeu por muitos de muitos outros :D É a magia destas coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, há autores que cativam mesmo. Por curiosidade, de que autora falas?

      Eliminar