terça-feira, 10 de maio de 2016

Dolores Redondo - O Guardião Invisível [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Li este livro numa outra edição da editora Divina Comédia mas actualizo a minha opinião em circunstâncias da publicação desta obra pela Planeta. Estou imensamente feliz! Estava a ver que era mais uma trilogia que ficava incompleta cá em Portugal. Obrigada pela aposta, Planeta!

O Guardião Invisível é, na minha opinião, uma obra riquíssima que vai além do policial. Agradou-me muito a componente de investigação dos homicídios das raparigas bem como aquele pano de fundo de Elizondo, uma terra junto aos Pirinéus. A título de curiosidade, aponto como verídica a fábrica Mantecadas Salazar, uma indústria que se dedica à confecção de doces regionais e que tem alguma importância na história.
Além disso, existem vários elementos alusivos ao folclore regional e misticismo, tornando a trama ainda mais rica. E as descrições do local são tão bonitas que fiquei com curiosidade de conhecer esta região basca in loco.

Apreciei estes elementos bem como a história, claro. Amaia Salazar está à frente da investigação do homicídio de jovens raparigas, todos com o mesmo modus operandi, mostrando uma riqueza de procedimentos forenses que muito me agradou. Gostei igualmente da descrição pormenorizada em que se encontravam os corpos.
Ao contrário do que é comum neste tipo de literatura, a protagonista não detém todo o interesse da história. Os dramas familiares desta bem como o das irmãs têm grande destaque. A pouco e pouco apercebemo-nos que a infância da inspectora não foi nada fácil e, apesar da desenvoltura da personagem na investigação, esta tem muitos traumas psicológicos que têm repercussões ainda no presente.

Daí que a investigação do crime toma proporções tão interessantes quanto o desvendar do passado de Salazar, proporcionando uma leitura ávida. O ritmo da trama é bastante célere ainda que a investigação policial mescle com uma componente de thriller psicológico riquíssima.

Dado que O Guardião Invisível é o primeiro volume de uma trilogia, sinto que não fiquei a saber o final desta história como gostaria. Há uma identificação positiva do homicida, no entanto, a narradora deixa no ar um destino para Amaia que gostaria de acompanhar.
Felizmente a Planeta publicará já para a semana O Legado dos Ossos para que possamos acompanhar o desenlace da nova condição da inspectora.

A título de curiosidade, este livro foi adaptado ao cinema e eu não vou, de maneira nenhuma, perder o filme que estreia este ano e se intitula El Guardián Invisible.

2 comentários:

  1. Acho que o li quando foi publicado, gostei muito de ler e fiquei na expectativa de que fossem traduzir e publicar os outros...até agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaram de me informar que vai sair em Junho, pela Planeta, a reedição deste bem como o segundo volume :D Yay!!!

      Eliminar