domingo, 21 de maio de 2017

Peter Swanson - Aqueles Que Merecem Morrer [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Antes de mais tenho que felicitar a Editorial Presença pela publicação desta obra. Já a tinha debaixo da mira, em inglês e agora que estou mais audaz em ler neste idioma, estava convicta que seria uma das minhas próximas leituras. Não contava que seria lido na minha língua materna mas ainda bem que assim foi. Já para não falar que, para mim, a colecção Minutos Contados da Editorial Presença é um guilty pleasure.

Quando se lê a sinopse pode, à primeira vista, reconhecer algumas semelhanças com Bruno e Guy, protagonistas do afamado O Desconhecido do Norte Expresso de Patricia Highsmith (quero muito ler esta obra mas vou adiando por conhecer a história uma vez que já vi o filme, realizado por Hitchcock). Afinal de contas, Lily, tal como Bruno, promete a Ted uma solução rápida para fazer desaparecer a sua esposa: um homicídio é apalavrado (na trama de Highsmith, num comboio e neste, num aeroporto). Curiosamente a personagem feminina está a ler As Duas Faces de Janeiro, fazendo-me crer que Swanson tenha pretendido fazer uma breve homenagem à autora.
As coincidências terminam aqui e doravante o enredo torna-se completamente imprevisível. E garanto-vos, a história é muito mais do que um aparente crime passional.

Creio que o aspecto mais digno de realce desta obra foi, sem dúvida, a forma como o autor me apanhou desprevenida, uma série de vezes. Quando achei que a história seguia um rumo, eis que ficava sem chão, apanhada numa rede de torções surpreendentes. É um livro que, por essa razão, se tornou viciante. Li-o em cerca de duas noites que se prolongaram madrugada fora.
Nunca me senti maçada nem nunca me questionei os sucessivos e inesperados acontecimentos da trama. As várias reviravoltas não são descambidas, antes pelo contrário, fazem sentido e tornam o enredo completamente alucinado!

Depois, devo falar da própria estrutura do livro, tão dinâmica quanto a história em si.
Dividida em três partes, tem a particularidade ainda de alternar os pares de narradores, permitindo-nos conhecer cada um, segundo a sua perspectiva. Não escondo a minha preferência pela Lily, a  personagem que baixa as guardas desde o primeiro momento, relatando os mais vis momentos que protagonizou enquanto crescia. Desta forma, e numa fase posterior, ela acabou por me despertar mixed feelings. Se por um lado chocaram-me muito os seus actos no passado, por outro, às páginas tantas, já torcia por ela. A sua definição de crime perfeito parecia-me irrepreensível.

A outra característica indissociável da inegável qualidade desta obra é a forma como as personagens se entranharam. 
Como referi, senti-me intoxicada com as acções de Lily, sentimento que, à medida que acção evolui, vai dando origem à incredulidade. Porém, o lugar de antagonista não é exclusivo e torna-se clara uma conceptualização dos vilões, embora não se possa dizer o mesmo sobre os heróis da trama. Confesso que aprecio a caracterização de um bom vilão.

Não posso adiantar mais sobre a trama pois como expliquei anteriormente, a grandiosidade do livro reside justamente nas intrincadas reviravoltas e na surpresa que desencadeia no leitor à medida que este folheia a obra. Sorrio ao escrever estas palavras, relembrando o prazer que me deu a leitura desta obra.

Em suma, 'Aqueles Que Merecem Morrer' arrecadou a pontuação máxima no Goodreads. Foi, decididamente, umas das melhores leituras do ano.
É uma trama que vive muito da manipulação de interesses, traduzindo-se num livro fantástico e surpreendente, de ávida leitura.
Simplesmente, adorei!

Para mais informações sobre o livro Aqueles Que Merecem Morrer, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui


2 comentários:

  1. Olá Vera. Fiquei feliz ao ler a tua review. Tal como tu,li o livro de uma vez. Gostei muito e considero que a minha opinião espelha muito o que disseste. O livro que o autor lançou este ano, "Her every fear"não o considero melhor que este. Não é uma leitura má, mas chega um ponto em que torna-se previsível. O oposto deste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro! Verdade, que livro! Adorei! Já tenho os outros em ebook, em inglês, para ler mas fiquei de pé atrás com o que disseste... e o primeiro será que é bom? Obrigada pela tua recomendação. Beijinho grande, boas leituras

      Eliminar