sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tess Gerritsen - A Pecadora [Opinião]


Sinopse: Os corpos de duas freiras, vítimas de violência brutal, encontrados no solo sagrado da Capela da Nossa Senhora da Luz Divina conduzem a médica-legista Maura Isles e a detective Jane Rizzoli para o centro da investigação. Não vai ser fácil encontrar uma explicação para aquele cenário brutal, pois as freiras vivem em clausura, no convento, não tendo contactos com o exterior. Para adensar o mistério, Maura Isles descobre, ao fazer a autópsia à irmã Camille, uma jovem de vinte anos, que esta dera à luz pouco antes de ser barbaramente assassinada. Quando é encontrado o cadáver mutilado e irreconhecível de uma mulher num prédio abandonado, as investigações mudam de rumo. Começa então a desvendar-se a tenebrosa relação entre as mortes e, à medida que segredos há muito esquecidos vêm a lume, descobre-se um antigo horror que está por detrás destes homicídios horrendos.

Opinião: Em 2011 descobri uma autora de quem passei a gostar bastante, Tess Gerritsen (oh céus, como o tempo passa...), tendo lido dois livros de uma série protagonizada por duas carismáticas personagens: Jane Rizolli e Maura Isles: O Cirurgião e O Aprendiz.
Aguardei esperançosa que a Bertrand publicasse a restante colecção em tamanho standard. Passados dois anos e cansada de esperar, adquiri os outros na colecção da Círculo de Leitores. Se existe uma mania de leitor que eu tenho, é sem dúvida ter os livros todos da mesma colecção pois assim parece que os primeiros dois destoam. Enfim... 


Posto isto, ainda bem que comprei todos os livros de Gerritsen. Bem... ontem tive conhecimento que irá sair o nono livro da saga (espreitem aqui). Tinha tantas saudades de ler um livro seu e ter lido A Pecadora soube-me mesmo muito bem, tendo atribuído 5 estrelas no Goodreads. E vós sabeis que é muito raro dar esta pontuação a um livro...
Como os entusiastas desta série sabem de antemão, as protagonistas chamam-se Maura Isles e Jane Rizzoli. A Pecadora é o terceiro livro da saga e saliento a importância de ler a série ordenadamente uma vez que no presente livro, Rizzoli vê-se a braços com uma situação, consequência dos seus actos nos livros anteriores. Confesso que não me recordava da exactidão das histórias antecessoras, contudo, à medida que folheava o livro, fui-me recordando aos poucos do vilão Hoyt e do agente de FBI. Esta personagem, Gabriel Dean, vê o seu papel reduzido em A Pecadora e por consequente, achei que poderia ter sido desenvolvido. Cabe-me ter esperanças que no livro seguinte, Duplo Crime, o agente tenha um papel pleno. 

Tenho esta autora nos píncaros da minha consideração. Gerritsen é médica, não se coibindo de fundamentar os inúmeros processos associados a uma autópsia. Este aspecto acaba por tornar mais credível a personagem de Maura Isles que é médica patologista. Portanto, torna-se expectável que os procedimentos referentes a uma autópsia seja devidamente esclarecidos bem como inúmeras explicações de doenças provocadas por bactérias (tomara as minhas aulas de Microbiologia na faculdade tivessem sido tão interessantes como as dissertações de Gerritsen).
A escrita da autora é assim extremamente gráfica, cujos conteúdos podem ferir as susceptibilidades do leitor. Como a sinopse antecipa, os casos são por si chocantes: os corpos de duas freiras apareceram, num estado deplorável. Altamente mutilado, o corpo de Camille foi encontrado em circunstâncias altamente duvidosas. Para alguém que vive enclausurado num convento, é de difícil compreensão que tenha engravidado e posteriormente dado à luz, apresentando-se este facto como um mistério de dimensão menor face à identidade do homicida. Devo dizer que os contornos do caso associado à irmã Camille foram, na minha opinião, os mais chocantes. Em paralelo, um cadáver irreconhecível é encontrado. Uma mulher anónima cujo assassinato está de alguma forma, ligado com o caso das freiras, ligação esta bastante improvável.

No meio da investigação criminal, gostei de ver desenvolvida a vida afectiva da rainha dos mortos, ou como quem diz, a dra Maura Isles. Adoro conhecer estas duas protagonistas femininas e tão distintas uma da outra e da generalidade das mulheres. Se por um lado, A Pecadora deu a conhecer mais de Maura Isles, Jane Rizolli, como referi anteriormente, está a braços com um dilema pessoal e sensível. O leitor fica curioso não só com os dois casos criminais como com o deslindar das problemáticas pessoais de Isles e Rizzolli.

Existe uma série televisiva baseada nos livros de Tess Gerritsen, Rizzoli & Isles. Já tive oportunidade de ver alguns episódios e na minha opinião, os livros são bem melhores que a série, pois são mais explícitos. É uma série que põe a nu a muitos procedimentos do processamento de cadáveres, que por norma nos são interditos. Cativante, de rápida e empolgante leitura, a série dos livros de Rizzolli e Isles é definitivamente obrigatória para os leitores que apreciam casos de homicídio mórbidos e pormenores arrepiantes sobre autópsias.


4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Descobri recentemente este seu blog e desde aí que o tenho acompanhado. Pretendo ler todas as suas opiniões acerca de livros que também já li (policiais e thrillers). Mas agora surgiu-me uma dúvida. Eu tenho dois livros da Tess Gerritsen (O Cirurgião e O Aprendiz) e pretendia ler outros, que irei comprar, porém li aqui neste seu post que convém ler os livros por ordem, e eu desconheço essa ordem, será que poderia dizer-me ou a ordem é aquela que apresenta na fotografia que colocou? Muito obrigada!

    Espero que continue com estas opiniões!

    Os melhores cumprimentos,
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! O blogue é seu também, é de quem aprecia este género literário :) Adoro conhecer pessoas com esta paixão :D A foto dos livros da Tess Gerritsen já os tem por ordem. Não sei se já leu O Cirurgião e O Aprendiz (eu adorei!!!). Espero que goste tanto quanto eu :)
      Eu é que tenho a agradecer a simpatia!

      Boas leituras e um beijinho

      Eliminar
    2. Olá novamente! Gosto muito mais deste género do que romances (embora tente ler, mas a mim não cativam tanto quanto os thrillers). Já li sim ambos, e adorei!! Não era para ler os seguintes da Tess mas li as suas opiniões e fiquei fascinada! Assim que tiver oportunidade irei comprar, mas agora ando deslumbrada com os do Simon Beckett (A Química da Morte (A-MEI!) e agora vou ler os dois seguintes!).

      Muito obrigada e igualmente! Irei acompanhar o seu blog frequentemente!

      Beijinho,
      Catarina

      Eliminar
    3. Eu tb adorei esse livro!!! Temos gostos muito semelhantes :D Respondi à mensagem no fb :) Obrigada, eu é que agradeço a simpatia! E o facto de gostares deste espacinho :)

      Beijinho

      Eliminar